Projetos

E.E União de Vilanova III e IV

Ficha técnica
São Paulo, SP   |  2003 – 2005

H+F arquitetos
Antonio Carlos Barossi, Milton Nakamura; Eduado Ferrroni e Pablo Hereñú

Anna Helena Villela, Bruno Gonçalves, Eliana Uematsu, Fernanda Palmieri, Fabiana Cyon, Leila Hussein, Olívia Salgueiro e Silio Borges (colaboradores)

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O bairro União da Vilanova, na Zona Leste de São Paulo, se configura como uma ilha em meio ao Parque Ecológico do Tietê. A desagregação urbana e espacial gerada pelo seu isolamento (Rio Tietê a Norte, pelo Córrego do Jacu a Leste e Pela Ferrovia a Sul e Oeste), associada à carência de infraestrutura, de áreas livres e de equipamentos, teve seu rebatimento no plano da desagregação social.

A área onde este projeto se insere foi reservada, na proposta de urbanização desenvolvida pela CDHU, para a implantação de duas escolas estaduais e um posto de saúde. A exiguidade do terreno em “L” levou à solução em um único edifício integrando as equipes de arquitetos que haviam sido contratadas. A escola que atende às turmas de 1ª à 4ª séries tem seu recreio e quadra esportiva externos, localizados no nível térreo. A outra, que atende às turmas de 5ª série ao 3° colegial, aproveita a cobertura da primeira para criar um grande espaço interno no terceiro pavimento que abriga os programas esportivos, de convívio e recreação. Uma praça de acesso localizada junto à rua de menor circulação de veículos marca o endereço público das escolas e permite o encontro de todos os pais e alunos. A implantação norte-sul do edifício demandou o controle da insolação nas faces leste e oeste. Um plano de sombreamento foi criado utilizando elementos vazados cerâmicos de 10x10cm. Este plano se configura por faixas contínuas que dão unidade ao conjunto e criam frestas para o desfrute da paisagem.

A associação das escolas em um único edifício e a verticalização imposta pelo reduzido lote fizeram que a construção assumisse um porte destacado na paisagem transformando-se em uma importante referência no bairro. Associados à atual política de aproximação dessas instituições à vida cotidiana da comunidade, como locais de cultura e lazer, estes equipamentos têm a possibilidade de requalificar a escola como um lugar público por excelência.

Escola e o bairro

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Fachada Oeste (foto: Nelson Kon)

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Escola e o bairro

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Escola e o bairro

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Foto: Nelson Kon

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Quadra poliesportiva (foto: Nelson Kon)

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Pátio (foto: Nelson Kon)

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Implantação

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