Habitacional
-
Conjunto Jardim Edite
O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava nesse que é um dos pontos mais significativos para o recente crescimento do setor financeiro e de serviços de São Paulo: o cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, junto à ponte estaiada, novo cartão postal da cidade. Para garantir a integração do conjunto de habitação social a sua rica vizinhança, o projeto articulou a verticalização do programa de moradia a um embasamento constituído por três equipamentos públicos – restaurante escola, unidade básica de saúde e creche.
-
Conjunto Ponte dos Remédios
Com o intuito de prover novas unidades habitacionais para atender a famílias situadas em áreas de risco nas proximidades, o projeto prevê a ocupação das antigas instalações da Siderúrgica Barra Mansa, às margens do rio Tietê junto à Ponte dos Remédios. O projeto parte da utilização das instalações já realizadas no terreno, cujo arranjo original dos antigos aterros, galpões, ruas e aléias orientou o desenho das novas ocupações, mantendo-se parte dos edifícios existentes para abrigar equipamentos públicos.
-
Habitação Estudantil Unifesp
A implantação de um novo Campus da UNIFESP na cidade de Osasco, próximo à estação Quitaúna do Trem Metropolitano, enseja uma reflexão oportuna sobre as potenciais relações entre a Universidade e o ambiente urbano no qual ela se insere. Trata-se, por um lado, de reverter uma cultura excessivamente isolacionista, que determina a construção de espaços demasiadamente segregados para o estudo e o saber. Impõe-se, por outro lado, uma demanda real pela construção de limites físicos capazes de demarcar com clareza os espaços de acesso controlado do Campus – sem que com isso se rompa, de forma abrupta e violenta, as possíveis interações entre o mundo universitário e a vida cotidiana do bairro.
-
Ed. Santa Adelaide
Neste edifício, o partido de organizar o programa em dois blocos foi adotado no intuito de propiciar boas condições de iluminação e ventilação naturais a todos os ambientes de um programa extenso em um lote exíguo. Além dos apartamentos, uma área para escritório no térreo e um espaço comum de lazer no último pavimento complementam o programa geral.
-
Casa Apodi
O projeto desta casa para uma família com filhos assumiu uma certa indefinição programática como dado relevante em sua configuração. Espaços para o estudo ou trabalho; ampliação do número de dormitórios; o eventual acolhimento temporário de um familiar idoso ou o prolongamento do tempo de permanência dos filhos na residência dos pais; futuras necessidades ainda […]
-
Casa Santo Antonio
Situada na borda de uma reserva de mata na região sul da serra da Mantiqueira, a casa acomoda-se à topografia através de três patamares sucessivos, sobre os quais distribuem-se os programas de estar, dormitórios e serviços. A distribuição dos programas privilegia o contraste entre duas situações antagônicas: a sala volta-se para a paisagem no patamar superior, e o pátio dos quartos volta-se para a mata, no patamar intermediário.
-
Casa na Lapa
No projeto desta casa, procurou-se tirar proveito de uma aparente dificuldade: a exigüidade do lote, de 7,5 x 15 metros. A estrutura sintetiza o partido adotado. Os elementos de apoio foram localizados na periferia do lote, junto ao muro de divisa. As vigas metálicas da cobertura sustentam o pavimento dos dormitórios através de tirantes metálicos. Com isso, configurou-se no nível térreo um espaço único totalmente livre, que usufrui a dimensão total do lote. Duas clarabóias longitudinais iluminam o espaço de circulação e armários dos dormitórios e o espaço de estar com pé-direito duplo.
-
Casa em Vinhedo
Uma casa eficiente e econômica por um lado, generosa e expansiva por outro, uma construção que aproveita ao máximo as oportunidades oferecidas pelo local de implantação e que procura atender aos anseios e desejos de seus futuros moradores. Buscando seguir sempre essa proposição, a resposta encontrada foi um volume construído relativamente compacto que se adapta à topografia existente e celebra as relações visuais entre o espaço construído e a natureza que o cerca.
-
CODHAB Samambaia
O grande desafio colocado pelo concurso foi o de conceber um projeto que permita, por meio de uma solução edilícia padronizada, adequar-se a lotes idênticos em suas geometrias e áreas, mas muito diversos quanto às suas topografias, recuos obrigatórios e, principalmente, seus contextos urbanos imediatos. A estratégia adotada foi a de desenhar não um, mas três blocos padronizados que, através de variações associativas, possibilitam grande flexibilidade de configuração do pavimento tipo.