Educacional

  • E.E União de Vilanova III e IV

    O bairro União da Vilanova, na Zona Leste de São Paulo, se configura como uma ilha em meio ao Parque Ecológico do Tietê. A área onde este projeto se insere foi reservada, na proposta de urbanização desenvolvida pela CDHU, para a implantação de duas escolas estaduais e um posto de saúde. Durante o desenvolvimento do projeto, a associação das escolas em um único edifício e a verticalização imposta pelo reduzido lote fizeram que a construção assumisse um porte destacado na paisagem transformando-se em uma importante referência no bairro.

  • Escola Estadual Nova Cumbica

    A Escola Jd. Nova Cumbica III funcionava com instalações físicas precárias e apresentava mal resolvidas relações como o seu entorno imediato. A implantação proposta parte da reconfiguração dessa relação com os espaços públicos adjacentes, estendendo suas áreas de acesso para junto da margem Norte do córrego Popuca, como um prolongamento da praça situada na esquina com a avenida Santana da Boa Vista. O desenho da escola e o desenho da cidade se qualificam mutuamente e buscam reforçar a dimensão pública que esse equipamento demanda.

  • Escola em Joanópolis

    Construída originalmente em 1911 segundo um projeto padrão realizado pelo arquiteto Hercules Beccari, esta escola ocupa integralmente um dos quarteirões centrais do município de Joanópolis. Diante da necessidade de implantação de uma nova quadra poliesportiva coberta, e do remanejamento de parte de seu programa didático, surgiu a oportunidade de reestruturação do conjunto em sua totalidade, organizando-se a ocupação do quarteirão de forma a se recuperar as qualidades de sua implantação original.

  • Centro Infantil Parque do Riacho

    O Centro de Ensino Fundamental Parque do Riacho se situa em um local onde convergem diferentes dinâmicas urbanas e escalas de leitura. A solução adotada busca, por um lado, dialogar com o fluxo metropolitano da rodovia e destacar-se da sequencia homogênea de edificações habitacionais, enfatizando o seu caráter público e de promotor de urbanidade; por outro, procura articular uma unidade de vizinhança em fase de consolidação, onde relações locais demandam a presença de espaços públicos de estruturação e acolhimento

  • Memorial à República

    O Memorial que se propõe procura resgatar a origem da palavra República [Do lat. republica < lat. res publica, ‘coisa pública’.], reorganizando o chão da cidade, enfatizando seu caráter primordialmente público e evidenciando a cultura e a transmissão do conhecimento como seu mais representativo monumento. Ao destacar os programas da creche-escola e da biblioteca, este Memorial assume uma postura diferente do sentido convencional da palavra monumento que, extrapolando as atividades de registro da história republicana, insinua uma ideia otimista de construção do seu próprio futuro.

  • Conjunto Jardim Edite

    O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava nesse que é um dos pontos mais significativos para o recente crescimento do setor financeiro e de serviços de São Paulo: o cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, junto à ponte estaiada, novo cartão postal da cidade. Para garantir a integração do conjunto de habitação social a sua rica vizinhança, o projeto articulou a verticalização do programa de moradia a um embasamento constituído por três equipamentos públicos – restaurante escola, unidade básica de saúde e creche.

  • Conjunto Ponte dos Remédios

    Com o intuito de prover novas unidades habitacionais para atender a famílias situadas em áreas de risco nas proximidades, o projeto prevê a ocupação das antigas instalações da Siderúrgica Barra Mansa, às margens do rio Tietê junto à Ponte dos Remédios. O projeto parte da utilização das instalações já realizadas no terreno, cujo arranjo original dos antigos aterros, galpões, ruas e aléias orientou o desenho das novas ocupações, mantendo-se parte dos edifícios existentes para abrigar equipamentos públicos.