Espaços livres

  • Parque Central-Sul

    O Novo Parque Central-Sul de Águas Claras vem preencher a ausência de elementos de escala intermediária dentro do sistema de espaços livres da região (diagrama 01), caracterizado atualmente por um conjunto de pequenas praças de caráter local, distribuídas uniformemente por seu território, e o extenso Parque Ecológico. Ante um conjunto relativamente fragmentado de parcelas fundiárias e diversificado de programas e usos, o projeto busca a unidade: unidade física, através de um elemento de circulação articulador; e unidade simbólica, por meio de procedimentos análogos de desenho de suas infraestruturas.

  • Plano Urbanístico Parque Dom Pedro II

    O Plano Urbanístico para o Parque Dom Pedro II foi desenvolvido por uma extensa equipe coordenada pelas arquitetas Regina Meyer e Marta Grostein (FAUUSP-FUPAM) e formada pelos escritórios Hereñú + Ferroni Arquitetos, Una Arquitetos e Metrópole Arquitetos. A elaboração do trabalho contou com a participação de técnicos de diversos departamentos da Prefeitura Municipal de São Paulo e de outras empresas e instituições direta ou indiretamente envolvidas com o parque e seu entorno. O caderno final do plano encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas da FAUUSP e da Escola da Cidade.

  • Requalificação Praça do Três Poderes

    A projeto de requalificação da praça deriva de quatro ações centrais que balizam as intervenções propostas para o espaço e conformam o projeto conceitual e materialmente. Primeiro, tem-se o intuito de configurar o recinto e definir com clareza o perímetro da Praça dos Três Poderes. Em seguida a possibilidade e o incentivo à apropriações múltiplas do espaço. A terceira ação diz respeito à articulação entre a cidade e o lugar enquanto que o partido final do projeto trata do resgate de memórias locais.