Um centro voltado para a construção do diálogo e do conhecimento deve de algum modo expressar esse caráter através de sua arquitetura, construindo espaços e signos que o representem nas mais diversas escalas de leitura. O térreo público e convidativo pretende mostrar o centro como um lugar aberto à presença de todos. A relação proposta do novo com as pré-existências busca representar conceitos como respeito e tolerância.
Como uma grande instalação cinética do artista Jesús Rafael Soto, a trama metálica externa que cobre parcialmente o edifício anexo busca evocar, de maneira sutil, o caráter plural, dinâmico e de resistência que marca o movimento LGBT. A localização do estúdio para coleta de testemunhos em posição destacada provoca uma abertura na trama de fechamento semelhante a um olho ou a um ouvido, abertos a ver e ouvir para conhecer e desconstruir as barreiras da ignorância e do preconceito. A proposta desenvolvida parte dessa conceituação e se organiza através de uma estratégia de recuperação e valorização da residência construída pela família Franco de Melo, da preservação da vegetação de grande porte existente e do desenho cuidadoso dos espaços públicos no nível térreo.
A volumetria adotada para a edificação anexa se organiza de fora para dentro, a partir de elementos presentes no casarão e da localização das árvores significativas. O volume principal da nova construção se concentra sobre a clareira existente junto ao fundo do lote e sua altura total não excede a da torre ornamental do casarão, próxima à avenida. Um volume secundário, térreo, avança em diagonal até o limite do recuo frontal para conformar uma praça de acolhimento e sinalizar o acesso principal ao conjunto. Além disso, cria uma fachada lateral voltada para o Parque Mario Covas que permite uma eventual conexão. Sua materialidade incorpora os troncos das árvores não só para conservá-los, mas para inseri-los no espaço e valorizar sua presença. A edificação anexa se posiciona como um pano de fundo relativamente neutro que destaca a construção existente restaurada e a presença urbana do jardim. Ela vai revelando aos poucos, à medida que se percorre a praça de acolhimento e a perspectiva das árvores vai se modificando.