A Escola Jd. Nova Cumbica III funcionava com instalações físicas precárias e apresentava mal resolvidas suas relações como o entorno imediato. O acesso geral ocorria junto à Rua Baixio, com passeio estreito e intenso tráfego de carga. Muros altos circundavam todo o perímetro do lote e impediam qualquer relação espacial com a Praça Josefa Bispo da Silva ou com a faixa pública localizada junto ao córrego do Popuca, recuperada pelo município através da remoção de ocupações irregulares e da construção de novas contenções.
A implantação proposta, além de obedecer à faixa não edificável junto ao córrego e permitir a execução do edifício em duas etapas, pretende recuperar os espaços públicos adjacentes através da criação de novas relações visuais e de acesso, utilizando o público da escola para animar esses espaços e assim inibir novas ocupações futuras. O novo edifício se volta para o córrego através do posicionamento do acesso de alunos e das áreas de convívio cobertas e descobertas. Um sistema integrado de rampa e escada articula verticalmente os diversos níveis e oferece visuais para o bairro ao longo do seu percurso. A praça e a margem do córrego são redesenhadas com o objetivo de constituir um espaço público integrado e acolher melhor os novos caminhos.
O desenho da escola e o desenho da cidade se qualificam mutuamente e buscam reforçar a dimensão pública que esse equipamento demanda.
Projetos
Escola Estadual Nova Cumbica
Ficha técnica
Guarulhos, SP | 2009 – 2014
H+F arquitetos
Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú
Bruno Nicoliello, Carolina Domschke, Carolina S. Yamate, Felipe Chodin, Henrique Arruda, Joel Bages, Natalie Tchilian, Marta Pavão, Renan Kadomoto e Shine de M. Braga (colaboradores)