Construída originalmente em 1911 segundo um projeto padrão realizado pelo arquiteto Hercules Beccari, esta escola ocupa integralmente um dos quarteirões centrais do município de Joanópolis, situando-se entre os edifícios mais representativos da cidade. Implantado simetricamente na quadra, e assentado a meia altura do aclive, o núcleo original da escola impõe uma presença marcante do pequeno núcleo original, composto por apenas quatro salas de aula divididas em duas alas simétricas, divididas naquele tempo entre ala feminina e masculina.
Durante o curso de quase um século, a escola passou por uma série de reformas e ampliações para complemento de seu programa didático, resultando numa descaracterização que resultaram na descaracterização do conjunto arquitetônico. Diante da necessidade de implantação de uma nova quadra poliesportiva coberta, e do remanejamento de parte de seu programa didático, surgiu a oportunidade de reestruturação do conjunto em sua totalidade, organizando-se a ocupação do quarteirão de forma a se recuperar as qualidades de sua implantação original. Partindo-se da construção de um novo acesso de alunos junto à parte alta do terreno, propõe-se a construção de um novo pavilhão, constituindo uma nova fachada urbana para a face posterior da escola.
Respeitando-se o gabarito de altura do antigo edifício, este novo pavilhão atua como pano de fundo para o corpo principal, concentrando os programas anexos de forma discreta e liberando as áreas externas do terreno para os jardins e áreas de recreação. A conexão entre os dois edifícios se faz a partir do antigo pátio interno, removendo-se as coberturas posteriores e abrindo-se um jardim que comunica visualmente as duas construções.
Projetos
Escola em Joanópolis
Ficha técnica
Joanópolis, SP | 2009 – 2017
H+F arquitetos
Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú
Amanda F. Domingues, Bruno Nicoliello, Camila Reis, Camila Pain, Carolina Domschke, Carolina S. Yamate,, Felipe Chodin, Levy Vitorino, Marta Pavão e Renan Kadomoto (colaboradores)