Projetos

Centro Infantil Parque do Riacho

Ficha técnica
Brasília, DF   |  2016

Concurso Nacional para projeto de Centro de Ensino Infantil Parque do Riacho – CODHAB-DF

H+F arquitetos
Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú

Camila Paim, Camila Reis, Levy Vitorino e Lucas Cunha (colaboradores)

O Centro de Ensino Fundamental Parque do Riacho se situa em um local onde convergem diferentes dinâmicas urbanas e escalas de leitura. A solução adotada busca, por um lado, dialogar com o fluxo metropolitano da rodovia e destacar-se da sequencia homogênea de edificações habitacionais, enfatizando o seu caráter público e de promotor de urbanidade; por outro, procura articular uma unidade de vizinhança em fase de consolidação, onde relações locais demandam a presença de espaços públicos de estruturação e acolhimento. Sua expressividade na escala urbana é complementada por um cuidadoso desenho dos percursos de acesso e dos espaços públicos de uso local e cotidiano, configurando uma edificação onde essas duas condições se conciliam.

O edifício em si se caracteriza por uma austeridade construtiva que, sem abrir mão da expressividade, garante facilidade e economia em sua manutenção ao longo do tempo. Os volumes mais opacos apresentam estruturas simples e com vãos pequenos, nos quais podem ser adotados sistemas ágeis e econômicos como a alvenaria estrutural e o concreto pré-moldado. Os espaços de maior porte e as coberturas foram resolvidos por meio de estruturas metálicas de concepção igualmente usual e econômica.

O caráter específico de cada uma das divisas do lote orientou o posicionamento dos elementos construídos e sua organização. Junto à divisa norte (frontal), ligada ao sistema viário local, foi criada uma pequena praça pública de acesso, o bloco construído junto a essa divisa abriga a entrada principal, atendimento público da secretaria, pátio coberto, auditório, biblioteca e salas especiais. O bloco edificado leste abriga o refeitório, laboratórios e programas de apoio pedagógico e de professores. O bloco sul abriga o setor pedagógico com as salas de aula das crianças menores no nível inferior, dotadas de pátios externos individuais, e as salas de aula das crianças maiores no superior.

A divisa oeste conta com maior amplitude visual e espacial. O bloco oeste, recuado para configurar um pátio externo, abriga o sistema de rampas que desfruta das visuais desimpedidas para o exterior e dialoga com o vazio da quadra poliesportiva coberta. O posicionamento do bloco norte, 1 metro acima do nível existente, complementa a altura necessária à correta implantação das rampas e conclui uma sutil operação de corte e aterro compensados.

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Terreno e entorno

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Planta térreo

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Planta superior

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Corte longitudinal

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Ampliações

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